O silêncio fala muito mais fundo para quem não sabe ouvir do que as palavras!

O silêncio fala muito mais fundo para quem não sabe ouvir do que as palavras!

Muitas vezes deparamo-nos com situações na vida em que o silêncio é a melhor resposta, a única forma de fazer com

Créditos do fotógrafo Foto de Norbert Kundrak no Unsplash

Compartilhe:
09/07/2021

O silêncio fala muito mais fundo para quem não sabe ouvir do que as palavras!

Muitas vezes deparamo-nos com situações na vida em que o silêncio é a melhor resposta, a única forma de fazer com a outra pessoa perceba que não vamos mais insistir, que estamos prontos para desistir.

Optamos pelo silêncio quando as nossas palavras já não encontram abrigo dentro das certezas dos outros. As nossas palavras são levadas pelo vento, nossos discursos são em vão.

Quando tudo o que poderíamos dizer já foi dito, quando a nossa voz se cansa de tentar ser ouvida, a única maneira de nos fazer notar pelo outro, é sair de cena em silêncio. Porque na maioria das vezes, o nosso silêncio fala mais alto para quem não sabe ouvir do que as nossas palavras.

Quando silenciamos depois de muito falar, o outro se confunde, e começa a se questionar, ele começa a se perguntar o motivo que nos fez mudar de postura, e é nesse momento que ele passa a fazer uma autoavaliação.

Isso se ele se importar de verdade com a gente, se não for esse o caso, ele simplesmente deixará como está e deixará de nos procurar.

E se essa for a escolha do outro, se ele decidir que é melhor cada um seguir para o seu lado, é importante que a gente se conscientize que não somos tão importantes para ele, e que paremos definitivamente de insistir.

Sabe aquela conversa: “Vamos dar tempo ao tempo!”, pois então, é isso mesmo, devemos aprender a dar esse tempo para o outro e oferecer esse tempo para nós.

O silêncio é profundo seja em qual situação for, tem a capacidade de passar mensagens fortes.

O silêncio também pode ser sinônimo de confiança, de amor. Estar em silêncio com quem gostamos é saber que não há a necessidade de palavras forçadas, um gesto, um olhar, um abraço já bastam.

O silêncio pode ser sinônimo de dor ou de desistência, quando não existem argumentos que façam o outro mudar de opinião sobre você, ou sobre a vida.

O silêncio pode ser sinônimo de sabedoria quando temos consciência de que aquela situação não vai agregar em nada em nossas vidas, ou que a conversa não vale a pena.

O silêncio não é somente a ausência de palavras, ele requer mestria, deve ser usado corretamente, toca o íntimo e inquieta a alma de quem não sabe escutar.