BIOGRAFIA – FABIANO DE ABREU

Fabiano de Abreu Rodrigues é doutor em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia, mestre em psicanálise, neuropsicólogo, filósofo, jornalista e escritor. Além das formações acadêmicas, é membro da Mensa - associação de pessoas mais inteligentes do mundo -, especialista em estudos da mente humana e membro e sócio da CPAH, o Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede no Brasil e unidade em Portugal. Como estudioso, tem como objetivo primário alcançar a psique através da matéria. Possui uma profunda convicção que tudo na vida tem uma explicação e uma razão final dentro de um raciocínio lógico determinado. "Mediante as razões há somente uma razão que impera e na falta de consenso a estatística encontra a solução”, afirma. Com base neste pensamento, dedica-se ao estudo da neurociência que, em conjunto com neuroplasticidade e a neuromodulação, tenta evoluir a psicanálise. 

 

 

Autor de inúmeros artigos científicos aprovados e publicados pelas mais renomadas revistas especializadas, de teorias e antíteses a pensamentos de grandes nomes, como Lacan e Freud.

 

História

 

Fabiano de Abreu nasceu no Brasil, filho de Maria Ascenção de Abreu Rodrigues, uma portuguesa nascida na ilha da Madeira, descendente do navegador português António de Abreu, e de José Rodrigues, de família com origem inglesa. Na infância, Abreu estudou em escolas católicas no Rio de Janeiro, no Brasil. 

 

Se especializou em informática e, por 10 anos, foi distribuidor de hardware e software importados da China e dos Estados Unidos para todo o Brasil. Tornou-se IPI Intel, um especialista em tecnologia e informática. Após a crise de 2008, viu-se em declínio financeiro, sendo obrigado a fechar todas as suas empresas e recomeçando a vida do zero. 

 

Em 2010 fundou a MF Models, agência de modelos, que, no futuro, se tornou  MF Press Global, empresa de comunicação, mídia social e press release com sedes no Brasil, Estados Unidos e Portugal. No jornalismo, tornou-se colaborador, colunista e dono de vários portais e jornais no Brasil e em Portugal: Live News Portugal, Live News Brasil, Paivense, UOL, R7, O Tabloide, Revista Mais Bonita, Revista Suplementação, Ubook, Torcedores.com, Lance, Destinos do Rio, Eu Sem Fronteiras, Seu Amigo Guru, Sábias Palavras, O Segredo, Resiliência Humana, Filosofia de Vida, Spiring Life, Platina Line de Angola, Impala de Portugal, suas afiliadas da Record TV e muitos outros. Também é correspondente para jornais dos Estados Unidos, Chile, Angola, Espanha, Portugal e Brasil.

 

Por quatro vezes (2014, 2015, 2017 e 2019) foi premiado pelo Jornal O Regional como a Personalidade Destaque do Ano. Em 2016, foi reconhecido como jornalista e assessor de imprensa que criou mais personagens para a imprensa brasileira e internacional, título este assinado por renomados jornalistas de diferentes países. Ainda em 2016, ganhou o prêmio de melhor assessor de imprensa pela National Films and TV Academy pelo seu trabalho e contribuição para a imprensa brasileira. Em 2019, foi premiado pelo Networking Empresarial Nacional e Internacional, em Lisboa.

 

Seus clientes são cantores, artistas, modelos fitness, atores, médicos, advogados, empresários, entre muitos outros profissionais que são bem conhecidos do povo brasileiro, português e angolano como: os cantores Latino, MC Koringa a modelo de fitness Fernanda D'avila, a lutadora Cris Cyborg, o ex-jogador de futebol Dejan Petkovic, a nutricionista Bella Falconi, o ator português Eric Santos e o cantor angolano Adi Cudz. É considerado o precursor no fitness mundial, lançando os primeiros e principais nomes do meio fitness no Brasil e nos Estados Unidos. 

Sua empresa possui subsidiárias e escritórios nos Estados Unidos, Chile, Portugal e Angola. Seus associados são correspondentes na Europa, América Latina e África além de produzir conteúdo e notícias para canais e redes afiliadas, como RedeTV, Record TV, SBT, Band e Rede Globo no Brasil. A MF Press Global possui mais de 100 clientes no Brasil e no exterior.

 

Formações

 

  • Doutorado e mestrado em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela Emil Brunner World University, EBWU, Estados Unidos.
  • Doutorado e mestrado em Psicologia da Saúde na Université Libre des Sciences de L'Homme de Paris, ULSHP, França.
  • Mestrado em Psicanálise pela Clínica Psicanalítica Lacaniana pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco, Brasil.
  • Mestrado em Psicanálise pela Clínica Psicanalítica Freudiana pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco, Brasil.
  • Pós Graduação em Neurociência pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos. 
  • Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal. 
  • Pós Graduação em Neurociência pela Faveni do Brasil. 
  • Pós Graduação em Neurociência Aplicada à Aprendizagem na Faveni do Brasil. 
  • Pós Graduação em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica pela Faveni do Brasil. 
  • Pós Graduação em Programação Neurolinguística pela Faveni do Brasil. 
  • Pós Graduação em Antropologia pela Faveni do Brasil.
  • Graduação em Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University, nos EUA.
  • Graduação em Filosofia pela CESB do Brasil. 
  • Graduação em Psicanálise e neuropsicanálise pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica, SBPC, 
  • Graduação em Psicanálise pelo Instituto Gaio Ensino Superior, Faculdade Gaio, Brasil.
  • Especialização em Filosofia, pela Universidad de Madrid, Espanha.
  • Especialização em Filosofia, pela Universidad Carlos III de Madrid, UC3M, Espanha.
  • Especialização em Neurociência, propriedade elétrica dos neurônios pela Universidade de Harvard, UH, Estados Unidos.
  • Especialização em Neuropsicanálise pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica, SBPC, Brasil.
  • Especialização em Nutrição Clínica pela TrainingHouse, TH, Portugal.
  • Especialização em Neuroplasticidade pela Brain Academy, BA, Inglaterra.
  • Especialização em Riscos Psicossociais pela TrainingHouse, TH, Portugal.

 

Registros

 

  • Especialista em tecnologia; IP Intel:10381444
  • Registro FENAJ: 0035228/RJ
  • Register IFJ International Federation of Journslists BR16791
  • Registo CCPJ: 7842 A
  • Registro Psicanalista SPSIG 2515/5476;
  • Membro Mensa número: 1625BR.
  • Integrante da SPN - Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814
  • Integrante da SBNEC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488
  • Integrante da FENS - Federation of European Neuroscience Societies - PT30079

 

Obras e Estudos

 

Como escritor, Fabiano de Abreu já publicou mais de dez livros sobre seus diferentes campos de atuação. São eles: Filosofando a Imprensa; 7 Pecados Capitais que a filosofia explica; Romantizando a Filosofia; Filosofia do Comportamento; Filosofia da Educação Infantil e Filosofia da Resiliência Humana, publicados em 2020.

Como se tornar uma celebridade; Hasankeyf - Onde a história pode ser esquecida (escrito em parceria com Joana Freitas); MF Press Global - Saúde e MF Press Global - Moda, publicados em 2019 e Viver Pode Não Ser Tão Ruim, de 2015.

 

Além de livros, entrevistas e contribuições acadêmicas, Fabiano de Abreu também possui diversos artigos científicos aprovados em renomadas revistas especializadas. Se destacam:

 

How does neuroscience explain the Bruce Reimer case? Latin American Publicações, v. 2, p. 27-31, 2021.

 

Relação entre a fadiga e dependência de dopamina com as disfunções neuronais. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 85183-85194, 2020.

 

Psychoconstruction - the architecture of the human mind: from memory through the pituitary protected by the sphenoid to the mitochondrial eva. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 10, p. 42008-42017, 2020.

 

PROCESSO DE NUTRIÇÃO INFANTIL E HÁBITOS DE UMA DOUTRINA ALIMENTAR PARA TODA UMA VIDA. Pedagogia em Ação (PUC-MG), v. 15, p. 2021, 2020.

 

O discurso sem palavra: Uma outra dimensão da linguagem. Latin American Journal of Development, v. 2, p. 393-409, 2020.

 

Child nutrition process and habits of a food doctrine for a lifetime. South Florida Journal of Development, v. 1, p. 211-217, 2020.

 

BETTER MEMORIZATION TECHNIQUES: TAKING INTO ACCOUNT PERSONALITY NUANCES / TÉCNICAS PARA UMA MELHOR MEMORIZAÇÃO: LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS NUANCES DA PERSONALIDADE. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 103674-103704, 2020.

 

Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, intervenção neuropsicológica: Um estudo de caso. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 85124-85136, 2020.

 

A INTERNET ESTÁ DEIXANDO AS PESSOAS MENOS INTELIGENTES / THE INTERNET IS MAKING PEOPLE LESS INTELIGENTE. Brazilian Journal of Development, v. 4, p. 5375-5388, 2018.

 

A INTERNET ESTÁ DEIXANDO AS PESSOAS MENOS INTELIGENTES / THE INTERNET IS MAKING PEOPLE LESS INTELIGENTE. Brazilian Journal of Development, v. 4, p. 4584-4601, 2018.

 Curiosidades

 

Em 2016, com a maioria de suas frases e poesias perdidas ao longo do caminho, por incentivo de um amigo jornalista, Fabiano resolveu escrever um livro. Em 15 dias dedicou duas horas de seus dias para pensar na vida e reescrever seus pensamentos em papel. Suas frases foram aceitas pela editora Albatroz do Brasil, que logo fez o lançamento impresso e online. 

 

Filho de português e apaixonado pela terra de suas origens, foi em Portugal que Fabiano decidiu fazer o primeiro lançamento físico do livro, na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva. Alguns meses depois, foi convidado para um segundo lançamento na biblioteca de São Lázaro, a mais antiga de Lisboa, na capital portuguesa, onde hoje encontra-se disponível na prateleira de filosofia.

 

Também foi convidado para fazer o lançamento do livro no Auditório do Anfiteatro da Universidade Gregório Semedo em Luanda, Angola, no dia 18 de Abril. 

 

No Brasil, pelo caminho inverso, Fabiano foi convidado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a mais antiga do Brasil, a eternizar seu livro nos registros da mais importante biblioteca do país. Em Maio de 2018, o que Fabiano considera o maior feito de sua vida filosófica: seu livro passou a encontrar-se disponível na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, uma das universidades mais antigas do mundo e com maior circulação de diferentes culturas regionais da lusofonia. 

 

Criou poemas-filosóficos para escolas públicas em Minas Gerais, pois entendeu que a rima chamaria a atenção dos alunos para a filosofia. Em 2019, iniciou a escrita do seu mais novo livro ‘Filosofando a Imprensa’ onde conta os segredos que o tornou o maior criador de personalidades da história da imprensa, reconhecido por grandes nomes do jornalismo nacional e internacional.