BIOGRAFIA – FABIANO DE ABREU

Fabiano de Abreu Rodrigues (nasceu dia 30 de Julho de 1981 no Rio de Janeiro) é um jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, uma das maiores agências de imprensa do Brasil. É também um respeitado correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Diretor da Coalizão Internacional do Imigrante (CIM) e atualmente detém o prêmio de melhor assessor de imprensa do Brasil e o jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. 

Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Pode Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal. 

 

História

Fabiano de Abreu é filho de Maria Ascenção de Abreu Rodrigues, uma portuguesa nascida na ilha da Madeira. A sua família é descendente do navegador português António de Abreu, casado com José Rodrigues, família de origem norueguesa e inglesa. Estudou em escolas católicas no Rio de Janeiro. Se especializou em informática onde por 10 anos foi distribuidor de hardware e software importados da China e dos Estados Unidos para todo o Brasil. 

Após a crise de 2008 viu-se em declínio fechando assim todas as suas empresas e recomeçando a sua vida do zero. Em 2013 fundou a MF Models agência de modelos que no futuro veio a ser a MF Press Global assessoria de imprensa, mídia social e press release, um grupo consolidado com sedes no Brasil, Estados Unidos e Portugal. 

Membro da Mensa, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo, o resultado do seu QI de percentil 99 coloca-o como uma das pessoas mais inteligentes da atualidade. 

 

Carreira e vida 

Fabiano de Abreu tornou-se colaborador e dono de vários portais e jornais no Brasil e em Portugal: Live News Portugal, Live News Brasil, Paivense, UOL, R7, O Litoral, Revista Mais Bonita, Revista Suplementação, Ubook, torcedores.com, Lance,  e suas afiliadas da Record TV.

Também é correspondente para jornais dos Estados Unidos, Chile, Angola, Portugal e Brasil.

Em 2016, ganhou um prêmio como jornalista e assessor de imprensa que criou mais personagens para a imprensa brasileira e internacional. Também em 2016, ganhou o prêmio de melhor assessor de imprensa, um reconhecimento da National Films and TV Academy pelo seu trabalho e contribuição para a imprensa brasileira.

Seus clientes são cantores, artistas, modelos fitness, atores, médicos, advogados entre muitos outros profissionais que são bem conhecidos do povo brasileiro, português e angolano como: os cantores Latino, MC Koringa a modelo de fitness Fernanda D'avila, a lutadora Cris Cyborg, o ex-jogador de futebol Dejan Petkovic, a nutricionista Bella Falconi, o ator português Eric Santos, o cantor angolano Adi Cudz entre muitos outros. Sua agência é responsável por gerenciar aparições na TV, rádios, jornais, revistas, como relações públicas e assuntos relacionados a imagens, press releases, mídia e gerenciamento, além de assessoria artística. A MF Press Global possui mais de 100 clientes no Brasil e no exterior.

Sua empresa possui subsidiárias e escritórios nos Estados Unidos, Chile, Portugal e Angola. Seus associados são correspondentes na Europa, América Latina e África além de produzir conteúdo e notícias para canais e redes afiliadas, como Rede TV, Record TV e Rede Globo no Brasil.

Fabiano é dono de algumas das frases que viraram marca no país como: "Eu parto do princípio da prova, não sou de palavras e promessas", "O mais difícil não é fazer ficar famosa e sim, se manter famosa", "Para ser famoso(a) precisa se movimentar, gerar conteúdo", "Ser famoso com respeito é diferente de simplesmente ser famoso, seu nome e sua imagem é a sua vida e seu legado", “Somos o que nos vêem na rede social", entre muitas outras.

Filósofo e poeta de nascimento, desde muito pequeno se aventurou a escrever frases e poemas que eram ignorados por seus professores acreditando que não era de sua autoria mesmo sem tê-los verificado. Quando jovem, rebelde, chegou a ser convidado a se retirar da escola onde estudava, não acontecendo isso devido a seu teste de QI ter superado a média e ser considerado dotado, permanecendo assim na escola como garantia de uma faculdade do governo, o que aconteceu em psicologia, onde não se interessou em cursar até o final, devido a desavenças com os conceitos dos professores em reafirmar teorias que para Fabiano não eram cabíveis.

Em 2016, com a maioria de suas frases e poesias perdidas ao longo do caminho, por incentivo de um amigo jornalista que era fã de suas frases postadas no Facebook, Fabiano resolveu escrever um livro, mas sem frases documentadas, em 15 dias dedicou 2 horas de seus dias e pensar na vida e reescrever seus pensamentos em papel. Suas frases foram aceitas pela editora Albatroz do Brasil que logo fez o lançamento online. Filho de português e apaixonado pela terra de suas origens, foi em Portugal que Fabiano decidiu fazer o primeiro lançamento físico do livro na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, a cidade que o abraçou e se encantou com suas frases colocando a disposição de alunos jovens e idosos para leitura, não muitos meses depois, quem convidou o escritor para o lançamento foi a biblioteca de São Lázaro, a mais antiga de Lisboa, na capital portuguesa, onde hoje encontra-se disponível na prateleira de filosofia para quem quiser ler. Querido por muitos angolanos, o escritor sempre recebe em seu país muitos dos nomes importantes em Angola no meio empresarial e artístico, chegando a conviver não só no Rio de Janeiro mas em Lisboa com muitos que se tornaram seus amigos o que resultou no convite para o lançamento do livro no Auditório do Anfiteatro da Universidade Gregorio Semedo em Luanda no dia 18 de Abril. No Brasil, pelo caminho inverso, Fabiano foi convidado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a mais antiga do Brasil, a eternizar seu livro nos registos da mais importante biblioteca do país. 

Em Maio de 2018, o que Fabiano considera o maior feito de sua vida filosófica, seu livro passou a encontrar-se disponível na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, uma das universidades mais antigas do mundo e com maior circulação de diferentes culturas regionais da lusofonia. 

Criou poemas-filosóficos para escolas públicas em Minas Gerais pois entendeu que a rima chamaria a atenção dos alunos para a filosofia. 

Em 2019 iniciou a escrita do seu mais novo livro ‘Filosofando a Imprensa’ onde conta os segredos que o tornou o maior criador de personalidades da história da imprensa, reconhecido por grandes nomes do jornalismo nacional e internacional. 

 

Referências

  1. ^ "Filósofo luso-brasileiro, Fabiano de Abreu, é uma das pessoas mais inteligentes do mundo | EXAME". exame.abril.com.br (in Portuguese). Retrieved 23 October 2018.
  2. ^ "Philosopher Fabiano de Abreu is approved as a member of the Mensa, a club of world geniuses – Created by Don – In category: Human Interest, Science / Technology – Tagged with: – Don411.com Media :: Performing Arts News Unabridged -". don411.com. Retrieved 5 November 2018.
  3. Diretor da ONG CIM - "ONG Coalizão Internacional de Apoio ao Imigrante oferece apoio do Brasil ao povo angolano – Live News – Diversão com credibilidade: tudo sobre celebridades". livenews.com.br (in Portuguese). Retrieved 29 June 2017.
  4. ^ "MF Assessoria – Melhor assessoria de imprensa do Brasil pelo terceiro". mais.uol.com.br. Retrieved 29 June 2017.
  5. ^ "Fabiano de Abreu ganha prêmio e se destaca como filósofo no exterior – dica de teatro". dica de teatro (in Portuguese). 30 May 2017. Retrieved 29 June 2017.
  6. Combate ao Fake News. Diário do Rio Grande do Sul 
  7. Notícia da MF Press Global nos Estados Unidos. Fox 
  8. Lançamento do livro Viver Pode Não Ser Tão Ruim. Jornal O Globo
  9. Lançamento de jornal em Portugal. O Fuxico - Terra 
  10. Recordista em criação de Personagens. Platina Line de Angola 
  11. Título como criador de personagens para imprensa. A Tarde do UOL
  12. Lançamento do livro em Portugal. Portal IG
  13. Lançamento do livro no Brasil.
  14. Lançamento do livro em Angola. R7
  15. Uma das pessoas mais inteligentes do mundo. Infomoney
  16. Lançamento do livro na Globo
  17. Biografia em Angola. Platina Line
  18. Lançamento em Coimbra. O Fuxico do Terra
  19. Lançamento do livro no Record de Portugal
  20. Entrevista de opinião. Gazeta
  21. Criação de conceitos. Jornal Razão 
  22. Questões filosóficas. Tribuna Hoje