COVID-19: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS PARA A SAÚDE MENTAL DO IDOSO

A pandemia trouxe diversos fatores que podem favorecer alterações na condição de saúde mental, por exemplo a desinformação ou propagação de notícias falsas, do excesso de
Compartilhe:
27/04/2022

A pandemia trouxe diversos fatores que podem favorecer alterações na condição de saúde mental, por exemplo a desinformação ou propagação de notícias falsas, do excesso de informação, do distanciamento social e suas repercussões inclusive na empregabilidade e sustento de muitos. Dada a associação estabelecida entre o aumento da idade e mau prognóstico na COVID-19, seria sensato levantar a hipótese de que o sofrimento emocional evoluiria da mesma forma, colocando os idosos em situação de vulnerabilidade ao vírus, bem como aos efeitos psicológicos da pandemia e quarentena.

No entanto, as informações sobre o impacto e o estado de saúde mental dos idosos durante o surto da COVID-19 mostram-se incipientes, e dados que abordam o impacto de epidemias anteriores nesta faixa etária também são escassos. Para atender a essa necessidade, o presente estudo foi realizado para avaliar as implicações e desafios da saúde mental do idoso. Portanto, para lidar com o envelhecimento populacional e a crescente demanda por serviços adequados existe a necessidade de qualificação dos profissionais de saúde, a implementação de uma abordagem multifacetada (equipe multidisciplinar).

Tais estratégias são consideradas importantes para a manutenção da funcionalidade, preservação e melhora do desempenho cognitivo e da qualidade de vida, respeitando a singularidade de cada idoso e a atenção integral à saúde, não infringindo os princípios doutrinários do Serviço Nacional de Saúde. (SNS).  Enfatiza-se ainda a necessidade de um olhar no que refere ao apoio familiar e suporte, necessitando a família, em conjunto com o idoso, refletir e discutir as estratégias necessárias.

Baixe gratuitamente clicando aqui.