A pessoa inteligente quando discorda, conversa e escuta a sua opinião, o ignorante “vira inimigo”!

Créditos do fotógrafo Foto de Alyona Grishina no Unsplash
A pessoa inteligente quando discorda, conversa e escuta a sua opinião, o ignorante “vira inimigo”!
O ponto de vista é apenas uma pequena parte da vista de um ponto.
Nos confrontos de opiniões, em sua grande maioria, apenas estamos discordando de uma ideia, não estamos, de todo modo, enfrentando a pessoa que transmite a ideia.
IDEIAS SE COMBATEM COM OUTRAS IDEIAS E NÃO COM VIOLÊNCIA VERBAL OU FÍSICA.
Quando temos argumentos embasados em fatos e informações sólidas, que não são meros “achismos”, ou frações interpretativas carregadas de preconceitos e crenças, podemos enriquecer o mundo do outro, ampliar o seu olhar, e encurtar fronteiras cognitivas que capacitam a ampliação de horizontes intelectuais.
Conseguimos usufruir das divergências como complementaridade, isto é, o que em princípio parece uma invalidação ou rejeição de um parecer emitido por mim, em um diálogo acalorado e cheio de objeções, pode, se eu permitir, me fazer refletir sobre outros pontos que eu ainda não tinha percebido, ou seja, “variações sobre o mesmo tema”.
Quando ouvimos, sem objeções, o ponto de vista do outro, mesmo descordando, podemos unir as duas partes desta força, chamada relação e comunicação, e a deixar muito mais culta e diversificada em seu repertório e visão de mundo.
QUEM NÃO TEM MANOBRA ARGUMENTATIVA PARA CONSTATAR REALIDADES SOB OUTRO PRISMA, JAMAIS CHEGARÁ A CONCLUSÕES SIGNIFICATIVAS NOS AXIOMAS DA VIDA.
Quem não respeita a visão do outro e leva uma discordância para o lado pessoa, cria realidades paralelas e verdades fragmentadas para sustentar suas versões frágeis e ilusórias sobre os acontecimentos.
Aquele que ousa refutar as suas ideias, por ignorância de outras estratégias mais elaboradas, ganha ali um inimigo! Esse, acaba empobrecendo seu circulo de afetos e diminuindo sua adaptação ao mundo moderno tão dinâmico e cheio de “doxa” (evidencias) e juízo de valor, mas também gerador de estereótipos e preconceitos.
Desenvolva a escuta de qualidade!
Crie intervalos para pensar através de silêncios interpretativos.
A REAL COMUNICAÇÃO HUMANA ACONTECE NOS INTERVALOS, ENTRE A FALA E A ESCUTA.
Quando utilizamos do tempo para processar a informação, decodificar a mensagem, interpretar seu sentido semântico e só depois emitimos uma opinião, obtemos resultados mais satisfatórios, e não sentimos a necessidade de criar inimizades para afirmar aquilo que acreditamos ser verdade.
Caso contrário, viveremos num ringue mental, gastaremos muita energia na tentativa de convencer, mas de nada adiantará, pois o resultado será um conflito sem precedentes, entre pessoas que se hostilizam mutuamente.
Enquanto utilizarmos palavras de fúria para expressar as nossas opiniões, continuaremos construindo uma legião de inimigos a combater.
Seja inteligente! Não jogue todas as suas sementes em terreno seco e sem nutrientes.
A PESSOA INTELIGENTE SABE COLOCAR SUAS IDEIAS SEM OFENDER, E PRINCIPALMENTE, ACEITA A OPINIÃO DO OUTRO SEM O DESMERECER. O IGNORANTE VIRA INIMIGO.
Notícias Mais Vistas
São as atitudes que revelam se o seu amor é verdadeiro, não, um simples Eu Te Amo!”
Visualizações: 60036
"Intolerância religiosa é o resultado da limitação de conhecimento", diz o filósofo Fabiano de Abreu
Visualizações: 8600
Filósofo membro da Mensa aponta características de pessoas com alto QI
Visualizações: 8439
Filósofo e pesquisador Fabiano de Abreu dá dicas a candidatos das eleições 2018: "Não seja nem se pareça um político"
Visualizações: 7748