BIOGRAFIA – FABIANO DE ABREU

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Rodrigues é PostDoc em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos; Membro e sócio da CPAH, Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

 

Como pesquisador, tem como objetivo alcançar a psiquê através da matéria. Possui uma profunda convicção que tudo na vida tem uma explicação e uma razão final dentro de um raciocínio lógico determinado. "Mediante as razões há somente uma razão que impera e na falta de consenso a estatística (história) encontra a solução”, afirma. Com base neste pensamento, dedica-se ao estudo da neurociência que, em conjunto com neuroplasticidade e a neuromodulação, tenta evoluir os conceitos e entendimentos sobre o comportamento humano, transtornos, síndromes, perturbações e doenças da mente. As suas formações são relacionadas com o comportamento humano, desde a história, antropologia, psicologia à neurociência.

 

História

 

Fabiano de Abreu nasceu no Brasil, filho de Maria Ascenção de Abreu Rodrigues, uma portuguesa nascida na ilha da Madeira, descendente do navegador português António de Abreu, e de José Rodrigues, de família com origem escocesa-irlandesa. Na infância, Abreu estudou em escolas católicas no Rio de Janeiro, Brasil.

 

Acabou por se especializar em informática desde criança e, por 10 anos, foi distribuidor de hardware e software importados da China e dos Estados Unidos para todo o Brasil. Tornou-se IPI Intel, um especialista em tecnologia e informática. Após a crise de 2008, viu-se em declínio financeiro, sendo obrigado a fechar todas as suas empresas e recomeçando a vida do zero.

Em 2010 fundou a MF Models, agência de modelos, que, no futuro, se tornou MF Press Global, empresa de comunicação, mídia social e press release com sede no Brasil e braços nos Estados Unidos e Portugal. No jornalismo, tornou-se colaborador, colunista e dono de vários portais e jornais no Brasil e em Portugal: Live News Brasil, Paivense, UOL, R7, O Tablóide, Revista Mais Bonita, Revista Suplementação, Ubook, Torcedores.com, Lance, Destinos do Rio, Eu Sem Fronteiras, Seu Amigo Guru, Sábias Palavras, O Segredo, Resiliência Mag, Filosofia de Vida, Spiring Life, Cenário MT, Coluna do Fla, Platina Line de Angola, Impala de Portugal, suas afiliadas da Record TV, Mega Curioso, Tecmundo, Aventuras na História, Observatório de Games do UOL, Coluna Folha Dirigida, Aspectus e muitos outros. Também é correspondente para jornais dos Estados Unidos, Chile, Angola, Espanha, Portugal e Brasil.

 

Por cinco vezes (2014, 2015, 2017, 2019 e 2020) foi premiado pelo Jornal O Regional como a Personalidade Destaque do Ano. Em 2016, foi reconhecido como jornalista e assessor de imprensa que criou mais personagens para a imprensa brasileira e internacional, título este assinado por renomados jornalistas de diferentes países. Ainda em 2016, ganhou o prémio de melhor assessor de imprensa pela National Films and TV Academy pelo seu trabalho e contribuição para a imprensa brasileira. Em 2019 e 2021, foi premiado pelo Networking Empresarial Nacional e Internacional, em Lisboa e em São Paulo.

 

Seus clientes são cantores, artistas, modelos fitness, atores, médicos, advogados, empresários, entre muitos outros profissionais que são bem conhecidos do povo brasileiro, português e angolano como: os cantores Latino, MC Koringa a modelo de fitness Fernanda D'avila, a lutadora Cris Cyborg, o ex-jogador de futebol Dejan Petkovic, a bandeirinha Fernanda Colombo, Mendigata ex-Pânico, Carol Dias, a nutricionista Bella Falconi, o ator português Eric Santos, o cantor angolano Adi Cudz e muitos outros. É considerado o precursor no fitness mundial, lançando os primeiros e principais nomes do meio fitness no Brasil e nos Estados Unidos.

 

A sua empresa possui subsidiárias e escritórios nos Estados Unidos, Chile, Portugal e Angola. Os seus associados são correspondentes na Europa, América Latina e África além de produzir conteúdo e notícias para canais e redes afiliadas, como RedeTV, Record TV, SBT, Band e Rede Globo no Brasil. A MF Press Global possui mais de 100 clientes no Brasil e no exterior.

Como cientista tem mais de 6 descobertas, mais de 100 artigos científicos publicados e mais de 500 artigos na imprensa. A maioria dos seus estudos são sobre inteligência já que acredita que o desenvolvimento da região no cérebro da inteligência implica nas chances menores de problemas comportamentais.

 

Presente

 

O CEO da MF Press Global, agência de comunicação, marketing eletrónico e consultoria, também é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito e da revista científica CPAH Scientific Journal of Health; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International / City University; Professor de mestrado e doutorado em neurociências da Logos/City University; coordenador do grupo de habilidades socioemocionais/inteligências na escola Teia Multicultural; coordenador na Escola Superior de Estética Cosmetologia (ESEC); Professor de mestrado e cientista na Universidad Santander do México; Membro ativo Redilat; Professor de Pós Graduação em Genética Comportamental  e também Neurociências na FABIC; Professor convidado no Grupo Educacional Brasília; cientista na indústria de suplementos Life Natural. Membro dos comitês científicos das Revistas Multidisciplinar de Portugal, Revista Científica Cognitionis (EUA), Periódico Psicologia em Pesquisa (UFJF), Journal of Bio Innovation (Índia), Recisatec (Brasil) e Revista Científica Multidisciplinar Ciências Latina (América Latina).

 

Autor de inúmeros artigos científicos aprovados e publicados por revistas especializadas e em suas colunas, de teorias e antíteses a pensamentos, busca contribuir para uma sociedade equilibrada mediante a homeostase para um melhor bem-estar. É dono de teorias e conceitos como os abaixo:

 

1.           Inteligência DWRI - Esta descoberta comprova que a região da lógica, tomada de decisões, desenvolve as demais inteligências. Pessoas de alto QI que não tem interferências no desenvolvimento cognitivo, possuem uma personalidade em comum e tem maior capacidade de desenvolver todas as regiões do cérebro que interferem na inteligência.

 

2.           O mau uso da internet está deixando as pessoas menos inteligentes - foi o precursor no conceito que hoje é comprovado pela ciência.

 

3.           Psicoconstrução - Terapia criada onde testes de DNA e de sangue poderiam não só prevenir, como também tratar transtornos e doenças como a depressão. Um estudo nos Estados Unidos em 2022 descobriu que é possível através de exame de sangue, comprovando esta criação publicada em 2021 pelo cientista.

 

4.           Coletivo de transtorno de personalidade dramática - O cientista revelou que o comportamento de parte da sociedade brasileira faz parte de um transtorno coletivo comprovado em sintomas de acordo com o transtorno.

 

5.           Negacionismo não é apenas falta de conhecimento - O conceito determina que o negacionismo está vinculado à necessidade de chamar a atenção e aumentou na pandemia já que o organismo recorre a sensações de recompensa para sair da atmosfera ruim.

 

6.           Relação entre fadiga e dependência de dopamina - conceito sobre a fadiga excessiva e a dopamina, comprovando a relação do neurotransmissor com o estado de fadiga. 

 

7.           Neuroterapia - Um pouco da psicoconstrução, mas de forma diferente, tratando o problema se preocupando em observar a personalidade e os neurotransmissores do paciente.

 

8.           Neurofisiologia filosófica da felicidade - Um conceito diferente da verdadeira razão da felicidade, esta, uma oscilação que depende da homeostase no organismo para ser mais vezes acionada. 

 

9.           Sequelas da Covid-19 - precursor em divulgar um estudo sobre as sequelas da Covid-19 no sistema nervoso central com prejuízo na memória. Antes do artigo publicado em Oxford recentemente. 

 

10.         Desenvolver uma personalidade curiosa nas crianças - esse conceito entra como salvação para o futuro de uma sociedade cada vez mais refém das redes sociais, onde o interesse pelo conhecimento inútil é maior e a mudança na anatomia do cérebro revela um mal desenvolvimento intelectual. Como formatar uma personalidade curiosa numa criança para que possa ter interesse em adquirir mais conhecimento.

 

11.         Metaverso coloca em risco o futuro da humanidade - derivado do conceito das redes sociais e como alteram o cérebro humano. O instinto relativo ao real, que é a morte, coloca o virtual como segundo plano burlando o código genético que afeta a mente humana. 

 

Seus livros

 

Como escritor, Fabiano de Abreu já publicou mais de dez livros sobre seus diferentes campos de atuação. São eles:

 

1.           7 Pecados Capitais que a filosofia explica;

2.           Romantizando a Filosofia;

3.           Filosofia do Comportamento;

4.           Filosofia da Educação Infantil;

5.           Filosofia da Resiliência Humana, publicados em 2020.

6.           Como se tornar uma celebridade;

7.           Hasankeyf - Onde a história pode ser esquecida (escrito pela arqueóloga Joana Freitas);

8.           MF Press Global - Saúde;

9.           MF Press Global - Moda, publicados em 2019;

10.         Viver Pode Não Ser Tão Ruim, de 2015;

11.         Nas profundezas da razão / A pandemia da saúde mental, de 2021;

 

Além de livros, entrevistas e contribuições acadêmicas, Fabiano de Abreu também possui diversos artigos científicos aprovados:

 

Artigos científicos

 

http://lattes.cnpq.br/1428461891222558

https://www.cienciavitae.pt/portal/en/8316-38CC-0664

https://orcid.org/0000-0002-5487-5852