BBB23:”A busca por audiência pode causar danos a saúde mental dos participantes”, diz neurocientista

BBB23:”A busca por audiência pode prejudicar a saúde mental dos participantes”, diz neurocientista
REALITY UTILIZA TÉCNICAS PARA GERAR ESTRESSE NOS PARTICIPANTES, E PODE GERAR UM DANO DEFINITIVO NA SAÚDE MENTAL DOS CONFINADOS.
Uma nova edição do Big Brother Brasil acaba de estrear e já arrastou novamente multidões para o sofá para acompanhar um programa que diz apresentar interações reais que refletem a sociedade como um todo.
No entanto, existem técnicas que a produção do programa utiliza para manter os participantes mais “ativos”, que acabam estimulando o estresse, confusões e agitação execessivas.
Um dos métodos mais explícitos é o próprio cenário do programa, cheio de objetos, detalhes e cores que, com o passar dos dias, se tornam cansativas, e estressantes porque geram muitas informações ao mesmo tempo.
Desde quando foram divulgados os novos cenários do reality a internet notou o quanto o ambiente parecia caótico, muitas cores fortes, formas geométricas, objetos aleatórios e muita informação visual, o que incomodou alguns espectadores.
Ambientes como esse, com excesso de informações e desorganizados, induzem um estado de estresse no cérebro, que a depender do organismo e da personalidade, os efeitos podem se tornar definitivos e moldar a anatomia do cérebro por meio do desequilíbrio dos neurotransmissores.
A estratégia é usada para evitar o ócio, deixar os participantes mais agitados, animados, emotivos, estressados e sensíveis, o que colabora para gerar o entretenimento necessário para seu público através de crises de choro, conversas engraçadas, brigas, etc.
No entanto, fica a dúvida: Até onde essa estratégia midiática é válida? Já que, cientificamente, estará afetando o psicológico de quem é submetido a ela.
Como neurocientista, me preocupa essa busca desenfreada por audiencia, mesmo conscientes de que, essa quantidade de informações pode causar efeitos permanentes na saúde mental dos participantes.
Voce percebeu a mudança do cenário? Sentiu que os participantes estão mais pilhados e estressados? Comente aqui o que você percebeu.
Notícias Mais Vistas
São as atitudes que revelam se o seu amor é verdadeiro, não, um simples Eu Te Amo!”
Visualizações: 61560
"Intolerância religiosa é o resultado da limitação de conhecimento", diz o filósofo Fabiano de Abreu
Visualizações: 9246
Filósofo membro da Mensa aponta características de pessoas com alto QI
Visualizações: 9215
Filósofo e pesquisador Fabiano de Abreu dá dicas a candidatos das eleições 2018: "Não seja nem se pareça um político"
Visualizações: 8357