Felicidade não tem fórmula mágica… mas já conhecemos os ingredientes

Muito se questiona desde muito tempo atrás: qual é o segredo da felicidade? Bom, não existe um ingrediente secreto ou um hábito com o qual, se você adquirir, todos os seus problemas serão resolvidos. Mas a
Compartilhe:
08/05/2023

Muito se questiona desde muito tempo atrás: qual é o segredo da felicidade? Bom, não existe um ingrediente secreto ou um hábito com o qual, se você adquirir, todos os seus problemas serão resolvidos. Mas a ciência já aponta diversos detalhes que contribuem significativamente para isso.

Analisando o ranking dos 10 países mais felizes do mundo, divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em 2022, podemos perceber que, no topo da lista, figuram os países nórdicos.

Tendo em vista diversas pesquisas que apontam o Sol como um fator essencial para os processos cerebrais que moldam a felicidade, ter predominantemente países com clima frio entre os mais felizes do mundo pode parecer incoerente, mas isso serve para ressaltar que apenas o clima não é o suficiente para definir o humor.

Expectativa de vida saudável, alimentação, relação com a natureza, conhecimento, renda e, destacadamente, a segurança também são fatores muito importantes para a percepção de felicidade. Para ser feliz, é importante primeiro suprir as necessidades básicas.

Mas, além disso, a inteligência é um aspecto fundamental para a felicidade. Ela proporciona a capacidade de ver o mundo de uma forma mais analítica, de lidar melhor com os sentimentos, o que ajuda a prolongar e estimular sensações de felicidade, reduzindo a influência do cenário nesse processo.

Para reforçar isso, também podemos analisar que grande parte dos países que estão no ranking dos mais felizes do mundo também figura no ranking dos mais inteligentes, em especial no caso dos países nórdicos, que, no passado, foram marcados por guerras e atos de barbárie e hoje têm habitantes mais introspectivos e analíticos, demonstrado uma evolução.

Isso também pode ser trazido para nosso dia a dia. Evoluir, olhar para trás e aprender com nosso passado como evitar situações que trazem tristeza é a habilidade mais importante para alcançar mais felicidade.