Quais os sinais de superdotação em adultos? Neurocientista explica

A superdotação se refere ao nível de inteligência das pessoas. Já o termo QI. quer dizer quociente de inteligência, que no século passado ficou famoso por analisar a capacidade de resolver problemas
Compartilhe:
18/05/2023

A superdotação se refere ao nível de inteligência das pessoas. Já o termo QI. quer dizer quociente de inteligência, que no século passado ficou famoso por analisar a capacidade de resolver problemas dominando o raciocínio, hoje conhecido como inteligência lógico matemática.

Esse termo foi utilizado para mensurar o nível de inteligência de um grupo de pessoas dividindo a idade cronológica (IC) e idade mental (IM), multiplicando o resultado por 100 eliminando a parte decimal do resultado.

Mas como saber se sou uma pessoa super dotada e quais os sinais de um Qi acima da média?

De acordo com o PhD em Neurociências, Fabiano de Abreu Agrela, alguns pontos, como pensamento geral, como política, preocupações globais, coisas que têm a ver com o destino da sociedade e da humanidade.

“Os superdotados geralmente têm um pensamento e acompanhamento político acima do normal, o que não significa que eles sempre se pronunciem sobre o assunto. Até porque, questões políticas acabam mexendo com o emocional e as pessoas com o QI muito alto tendem a não perder o foco. Já as preocupações globais são relacionadas ao mundo, ao que acontece no mundo. Isso no sentido de guerras, de questões climáticas, de buscar entender o que acontece…”, disse.

Outra característica, segundo o neurocientista, é que os superdotados “são capazes de resumir um material filosófico, científico, técnico, ou qualquer outra coisa que parece ser extremamente complexa e que, para uma outra pessoa, exige um enorme esforço”, disse.

Por fim, o especialista falou que o chamado “gênio” pode ser notado um raciocínio de ordem superior e pensamento em termos de fundamentos.

Por fim, de acordo com Fabiano, esses pontos também podem ocorrer na ausência de “superdotação”. Ou seja: pessoas podem ter esses comportamentos e não serem superdotadas.

“Quando um adulto é inteligente, esses aspectos também podem ser notados. No entanto, a combinação dos três pontos listados é frequentemente um indicador de que o adulto pode ser superdotado, ou seja: que tem um QI muito acima da média”, explicou.