Quando pessoas diferentes buscam a igualdade e acabam em guerra!

Somos pessoas diferentes que buscam por igualdade e, infelizmente, é justamente essa busca pelo igual, que provoca as guerras!

Posicionar-se como igual, pode ser um combate interno a diferença.

Igualdade e diferença são
Compartilhe:
28/03/2023

Somos pessoas diferentes que buscam por igualdade e, infelizmente, é justamente essa busca pelo igual, que provoca as guerras!

Posicionar-se como igual, pode ser um combate interno a diferença.

Igualdade e diferença são contrapontos aplicados em diversas situações.

Há, nesses conceitos, uma ambiguidade que nos leva a ideia de diferença, que depende do tamanho da ameaça que essa diferença causa a cada pessoa envolvida em uma disputa de interesses.

A diferença por si só, faz parte do instinto. Mas o autorreconhecimento é essencial como o tratamento da saúde mental em busca da homeostase.

Conhecer a si mesmo, é saber que você não é como o outro, apesar de sermos biológicamente iguais. Portanto, o conceito de igualdade seria perigoso e irreal.

A cegueira social de quem neglicencia a diferença pode levar ideias opostas a entrarem em guerra.

Somos em espécie semelhantes, mas em padrões culturais, comportamentais e de características físicas somos bastante distintos.

Nesse contexto, o medo de não ser socialmente aceito surge em comparação com a necessidade de pertencimento, que também é biológica.

Necessitamos nos unir em pequenos grupos, para nos fortalecermos. O sentimento de pertencimento nos traz também a sensação de importância.

Quando nos unimos por semelhanças, interesses, características, religião… Sempre nos sentimos mais fortes.

É necessário compreender que entender a existência de uma realidade onde todos são iguais e todos também são diferentes é um dos grandes paradoxos da vida humana.

Porém, essa noção de igualdade se dissolve quando estamos em terras distantes, por exemplo, somos vistos como estrangeiros, temos dificuldades com a comunicação, com a interpretação, com hábitos e costumes locais.

Por isso, aceitar a complexidade humana, o caleidoscópio cultural, a diversidade cultural e a multiplicidade das características físicas, nos permite olhar o diferente como “novo” e não como algo a ser confrontado e eliminado.

O problema nasce em forma de conflito quando olhamos para o diferente como uma ameaça a nossa própria existência no mundo.

O conhecimento, a informação e a empatia para entender as necessidades de cada um em suas diferenças, são as ferramentas que devemos usar para chegar a um acordo entre as partes e conquistar a paz entre os grupos étnicos e culturais distintos do nosso.

A PAZ SE CONQUISTA COM A ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS E A DESMISTIFICAÇÃO DA IGUALDADE.

Somos diferentes e precisamos aprender a olhar para a nossa diferença com respeito.