Estudo revela que o cérebro da mulher também sofre alterações durante gravidez.

MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA DO CÉREBRO OCORREM PARA REFORÇAR A RELAÇÃO MÃE-FILHO.


A gravidez é um momento muito importante na vida da mulher, ela sente seu corpo se modificando conforme a
Compartilhe:
23/04/2023

MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA DO CÉREBRO OCORREM PARA REFORÇAR A RELAÇÃO MÃE-FILHO.

A gravidez é um momento muito importante na vida da mulher, ela sente seu corpo se modificando conforme a criança cresce.

ALÉM DAS ALTERAÇÕES FÍSICAS QUE OCORREM DURANTE EO PROCESSO DA GESTAÇÃO, TAMBÉM ACONTECEM MUDANÇAS NO CÉREBRO DAS MULHERES, E TALVEZ, POUCAS SABEM O POR QUE DESSAS ALTERAÇÕES CEREBRAIS.

De acordo com o estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Amsterdã, publicado na revista científica Nature Communications, a gravidez gera um aumento significativo de hormônios esteróides no corpo da mulher, o que faz com que ocorram alterações no cérebro.

A gravidez leva a mudanças seletivas e robustas na arquitetura neural e na organização das redes neurais […] Essas alterações neurais se correlacionaram com os hormônios da gravidez, principalmente, o estradiol do terceiro trimestre […]

Esses achados sugerem que existem modificações seletivas relacionadas à gravidez na estrutura e função cerebral que podem facilitar os processos maternos periparto de relevância fundamental para a díade mãe-bebê”. Afirma o artigo.

Para mim, essas mudanças colaboram para que a mãe possa compreender e proteger melhor o bebê. Elas convergem para a modulação da mulher para se tornar uma mãe. Por exemplo, a falta de memória que diversas mulheres relatam é fruto da sua atenção mais direcionada ao bebê, que a faz notar menos detalhes externos a ele.

As alterações mais intensas foram notadas no córtex pré-frontal medial, área do cérebro responsável pelo desenvolvimento de planos e objetivos, o que indica que o cérebro da mãe se molda para coordenar melhor suas habilidades em prol de um objetivo, proteger o bebê e compreender melhor os seus sinais.

QUANDO A GRAVIDEZ ACONTECE, A MULHER SE SENTE DIFERENTE, E ESSA SENSAÇÃO É REAL, DENTRO DELA ESTÁ ACONTECENDO UM PROCESSO MUITO SIGNIFICATIVO E COMPLEXO, INCLUSIVE NO SEU CÉREBRO.